terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Pousada do Marão mudou de mãos...E com muitos projectos em mente...


O novo proprietário da Pousada do Marão, em Amarante, está a preparar um projecto para a viabilização económica do espaço que passa pela construção de uma pista de esqui com neve artificial, um teleférico, SPA e uma piscina coberta.

António Pereira disse à Agência Lusa que o objectivo é atrair à Pousada do Marão, construída em plenas escarpas daquela serra, os turistas que, daqui a uns anos, virão à região visitar um "dos maiores túneis da Europa" – seguramente o maior do país – que vai ser construído no âmbito da futura auto-estrada, entre Amarante e Vila Real.

"Os estudos prevêem um acréscimo de cerca de 80 a 90 por cento de turistas à região só para verem o túnel que vai atravessar a serra do Marão", salientou.

Com cerca de seis quilómetros, a construir sob a serra do Marão, o túnel da futura auto-estrada ficará entre os cinco ou seis maiores da Europa – na Alemanha, foi aberto em 2003 um moderno túnel rodoviário com quase oito quilómetros, também em galeria dupla, mas há túneis rodoviários de maior dimensão na Suécia (24,5 km), na Suíça (16,3 km) e entre a França e a Itália, sob os Alpes.

António Pereira adquiriu a Pousada do Marão à ENATUR, e, depois de cerca de dois meses encerrada, reabriu-a a 30 de Dezembro com 11 dos 13 trabalhadores que tinha inicialmente.

A pousada mantém-se na rede nacional de pousadas, mas o novo proprietário já fez uma alteração nos preços, baixando-os ligeiramente, e apostou nas refeições, tendo optado exclusivamente por carnes certificadas e peixe de mar.

"Já foram feitas algumas obras que transformaram o espaço, tornando-o mais confortável e acolhedor", frisou.

António Pereira está já a preparar novos projectos para o futuro que representarão um investimento de cerca de seis milhões de euros. "Da maneira como está a unidade dificilmente se tornará rentável", sustentou.


Ampliação para 30 quartos

Por isso mesmo, o empresário quer ampliar o número de quartos dos actuais 15 para 30, construir uma piscina coberta (e reversível no Verão), um SPA e uma pista de esqui com neve artificial e duas rampas para desportos radicais.

A pista de esqui será construída em plena serra do Marão, entre os 700 e os 800 metros de altitude, ficando ligada à pousada através de um teleférico.

António Pereira diz que vai abrir um concurso com vista à elaboração dos projectos, sendo que uma das exigências do empresário é que as novas obras se integrem nas escarpas da serra, de forma a não criar significativos impactes visuais.

A Pousada do Marão, inaugurada em 1942, é considerada um dos ex-libris da região pelo seu traço arquitectónico e permaneceu aberta ao público ininterruptamente ao longo de 65 anos.

O grupo hoteleiro Pestana, concessionário da rede de pousadas, decidiu rescindir o contrato que o ligava à ENATUR, alegadamente por a exploração da Pousada de S. Gonçalo, nome por que é conhecida na rede, ter sido deficitária nos últimos três anos.

António Pereira, empresário de Amarante, é proprietário das Águas do Marão e produtor de vinho biológico.