terça-feira, 22 de maio de 2007

O sõr presindente!!


“A Internet é o tecido das nossas vidas”, escreveu, já há alguns anos, o sociólogo Manuel Castells (1) , querendo com essa afirmação significar a importância da rede e do ciberespaço nas sociedades contemporâneas.
Importância que é patente no número de utilizadores – 700 milhões de pessoas no início de 2004, apontando as previsões para que sejam dois biliões em 2010, devendo, em 2020, metade da população mundial estar online (2) – que encontram na Internet (quase) tudo o que o mundo físico lhes proporciona, mas a uma escala global, com maior rapidez e comodidade.
Na Net, com efeito, podemos ter acesso à cultura, visitando museus e bibliotecas; ao conhecimento, frequentando escolas, universidades e livrarias; à informação e à comunicação; a diversas formas de comércio e serviços, enfim, ao entretenimento. Tudo isto num espaço desterritorializado e sem quaisquer constrangimentos espacio-temporais.
Expressões como Cibercultura, Inteligência Colectiva, Sociedade Conectada, são hoje usadas sem quaisquer conotações retóricas, resultando antes das ligações em rede e da aldeia global em que o mundo, de facto, se transformou. E não falta quem fale já num web life style (estilo de vida web) que, mais tarde ou mais cedo, todos adoptaremos.
Mas a Internet é, também, um grande espaço democrático, uma espécie de Ágora electrónica, sendo óbvias as suas potencialidades na afirmação da cidadania, na aproximação entre eleitos e eleitores (que tendem a prescindir da intermediação dos media tradicionais), no reforço e credibilização das instituições.
Vivendo nós num espaço de modernidade e democracia como é Amarante, não poderia o Município deixar de ter a sua presença na Internet, agora renovada. Com ela pretendemos atingir um conjunto de objectivos que gostaríamos se traduzisse em: diversificação e melhoria dos canais de informação e comunicação; aumento das interacções dos cidadãos com a sua Câmara e com os seus representantes políticos, através do uso do correio electrónico e de outras formas de participação, como fóruns e debates; reforço da transparência de processos e actos administrativos; uso de balcões digitais (Loja do Munícipe) para um acesso mais rápido e cómodo a serviços; simplificação de procedimentos e consequente diminuição da burocracia, para além da promoção da nossa terra.
O nosso site constitui-se como um instrumento potenciador destas metas mas, obviamente, não está acabado. Até porque na Era Digital, em que já vivemos, tudo é ainda mais efémero. Assumimos, por isso, o compromisso de o melhorarmos continuamente, numa perspectiva de verdadeiro serviço público. E, para esse efeito, contamos com o sentido crítico e as sugestões dos amarantinos e, de um modo geral, dos internautas que visitarem este nosso canto no ciberespaço."


Armindo Abreu


Comentem crl!!!